Se deixares a mente arranja uma solução



Há pouco mais de dois anos um jovem pediu-me ajuda para encontrar um emprego com mais futuro. Ele tinha um trabalho administrativo no departamento de crédito de uma empresa de encomendas por correio, e sentia que não estava a avançar. Falámos sobre a sua experiência anterior e sobre aquilo que queria fazer. Depois de saber algumas coisas sobre ele, disse-lhe: Admiro-o muito por querer mudar a sua carreira com mais responsabilidade. Mas o tipo de trabalho que quer exige uma formação e percebi que não concluiu o seu curso, posso sugerir que termine?
- Compreendo que o curso ajudaria, mas regressar à escola é-me impossível, respondeu.
- Impossível? Porquê? Perguntei
- Bem, primeiro - começou ele - tenho 24 anos. Além disso eu e a minha mulher estamos à espera do nosso segundo filho daqui a dois meses. Mal nos aguentamos agora com aquilo que eu ganho. Eu não teria tempo para estudar, uma vez que teria de manter o meu emprego. É simplesmente impossível.
Este jovem tinha-se realmente convencido que terminar o curso era impossível. Então eu disse-lhe: "Se acha que é impossível terminar o curso, então é mesmo. Mas se acreditar que é possível voltar para a universidade, arranja-se-á uma solução. 
Eis o que gostaria que fizesse. Decida que vai voltar à escola e deixe esse pensamento dominar a sua mente. Depois pense, pense realmente como pode fazê-lo e ainda conseguir apoiar a sua família. Regresse daqui a duas semanas e conte-me as ideias que teve".
O jovem amigo regressou duas semanas mais tarde.
"Pensei muito naquilo que me disse" - contou-me - "e decidi que tenho de voltar à universidade. Ainda não descobri todas as respostas mas vou encontrar uma solução".
E assim fez.
Conseguiu obter uma bolsa através de uma Associação que pagou as propinas, os livros e as despesas extra. Reorganizou o seu horário de trabalho para poder assistir às aulas. O seu entusiasmo e a promessa de uma vida melhor obtiveram o apoio total da sua mulher. Juntos encontraram formas criativas de fazer render o orçamento e o tempo com mais eficácia. 
Em Julho de 2017 no dia seguinte a receber o diploma de conclusão do curso começou a trabalhar como gestor estagiário numa grande empresa. 

Quando tens vontade, há sempre uma forma de obter o que se queres.

Acredita que pode ser feito. Essa é a base do pensamento criativo. Eis algumas sugestões que te ajudam a desenvolver o poder criativo na mente:
1- Elimina a palavra impossível no teu vocabulário mental e oral. Impossível é uma palavra que implica fracasso. O pensamento "é impossível" desencadeia uma reacção de outros pensamentos para provar que tem razão.

2- Pensa em algo especial que desejas fazer, mas que achas inviável. Faz uma lista das razões porque deves fazê-lo. Derrotamos os nossos desejos, simplesmente porque nos concentramos na razão para não fazer algo, quando a única coisa que merece a nossa concentração mental é a razão para o fazer. 

Agenda a tua Sessão: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia
Telemóvel: 962595029

Comentários