Quando o problema é não ter problemas...



Imagine uma pessoa de pé, à sua frente que se queixa de não conseguir andar devidamente por causa de um pé dorido.
Enquanto a pessoa chama a sua atenção para o pé, você não consegue deixar de reparar na arma que ela segura, um pouco mais acima, apontando para baixo.
A seguir repara que a pessoa tem uma forte contracção a cada dois minutos e de cada vez que se contrai a arma dispara, enviando outra bala directamente para o pé.
Independentemente de quão entusiasmada e motivada a andar para a frente a pessoa possa estar, seria um desperdício de tempo trabalhar para chegar a algum lado, ou mesmo curar o pé ferido, se não se fizesse nada a respeito da arma e da contracção.
De uma forma semelhante, quando começo a trabalhar com um novo cliente, frequentemente este chega com uma lista de objectivos que quer começar a trabalhar imediatamente. No entanto, é inevitável que as nossas primeiras sessões juntos sejam passadas a limpar pontas soltas da sua vida e criar um foco que dará suporte aos seus sonhos.
As pessoas nesta fase, geralmente, dizem que têm uma sensação de facilidade e bem-estar que começa a passar para a sua vida, juntamente com uma sensação de surpresa por as coisas terem começado a mudar nas suas circunstâncias "por si próprias". Isto pode ser perturbador! Como um cliente me disse, com grande preocupação na voz:
"O problema é que eu não tenho mais problemas".
Quando está nesta fase, pode dar por si a preocupar-se por não estar preocupado e aborrecido porque parece que já nada o aborrece. Como outro cliente me disse:
"É como se algo faltasse na minha vida". Quando explorámos mais esta afirmação, percebemos que o que faltava era todo o stress!.
Para algumas pessoas o alívio de atingir este tipo de tranquilidade é por si só um sucesso, eu estou interessado na transformação completa.
A paz de espírito e a felicidade não são o fim da estrada, mas o sítio onde a viagem realmente começa.

Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia
Telemovel: 962595029

Comentários