Como crio compromisso com o meu objectivo?




Provavelmente esta é uma pergunta que fazes muitas vezes, principalmente quando fazes uma avaliação do teu desempenho em relação aos teus objectivos.

 Como crio compromisso com o meu objectivo?

Imagina esta situação:

"Queres estar em forma, e decides começar a fazer exercício físico, na tua mente dizes:
"É desta vez que vou conseguir ter o peso que desejo".

Agenda:
- Treinar após o trabalho;
No entanto, o dia de trabalho foi muito agitado, não tiveste tempo para almoçar e em vez de saíres às 18h30h saíste às 21h completamente esgotado. 

O que dizes a ti próximo?

1º Não aguento mais (foco é 100% na dor);
2º Não me apetece acordar amanhã com dores no corpo em resultado de 1h de exercício físico?!
3º Vou? Mas não me apetece;
..porque estou cansado;
.. porque estou com mau humor:
.. porque estou com fome, desde as 8h da manhã que não tenho uma refeição a um horário regular..

Como o foco está 100% no processo de dor, a decisão está tomada, mesmo que o ginásio seja no teu prédio ou a caminho de casa. 
A batalha "mental" entre o objectivo (quer estar em forma/ganhar massa muscular) e a dor continua contudo visto que não existe nada de positivo não muda nada.
O ser humano é brilhante para arranjar desculpas e sem qualquer esforço  começam a esquecer o objectivo.

O ginásio dói e é chato, vou amanhã?
Novas desculpas:
"Estou com fome e trabalho com o estômago vazio não é bom para mim.."
"Eu preciso de uns tenis novos porque os que tenho já têm uns 5 anos e estão velhos..."
"Esqueci-me dos meus auscultadores para ouvir as minhas músicas favorita enquanto estou na passadeira a correr"
"A saída do trabalho vou beber um copo com um amigo preciso de relaxar"

Não sei se usas alguma destas desculpas!

O que faço para criar um compromisso com o meu objectivo?
Como é que não te identificas com "ginásios" pagas e não "metes os pés já a 4 meses?
Como é que não gostas de correr e dizes todos os dias que é hoje que vais correr?

Para que possamos alcançar os nossos objectivos é fundamental que sintamos prazer sobre todas as acções que levam à meta final.
Se não gostas de ginásios mas vives próximo do mar e adoras caminhadas, o que achas de começares a fazer caminhadas 2/3x por semana?
A tua melhor amiga no fim de semana faz Yoga e gostavas de experimentar o que te parece de ires com ela?
O teu namorado gostava também de começar a fazer exercício já pensaste começar a ir ao ginásio no mesmo horário que ele?
Um dos grandes factores do teu aumento de peso é a tua alimentação? O que podes fazer para começar a ter uma alimentação mais saudável? Consultar um nutricionista? Fazer uns workshops? Consultar livros e sites sobre alimentação?

Quando definimos um objectivo e não conseguimos alcançar a sensação de "fraqueza, impotência vai crescendo afectando a Auto-Estima e Auto-Confiança.



O grande pilar do Compromisso é o Foco no Prazer.


Em todos os exemplos acima referidos, a pessoa permitiu que seu foco fosse a dor. 
Quais são as desculpas que usas para não alcançar o teu objectivo? (Lançar o teu projecto/Site; Aprender uma língua nova);
Todas elas são usadas para evitar a dor a curto prazo, o foco no prazer permite criar uma nova imagem sobre o que queres alcançar. No caso do exercício físico o facto de ires treinar permite:
- Libertares as adoráveis endorfinas que ajudam no bem-estar;
- Ganhares mais energia;
- Aumentares a tua mobilidade, etc;
- Perderes peso/Ganhares massa muscular e ficas mais tonificado;
- Aumentares a tua resistência;

Quando o foco é no prazer a acção vem de imediato, a sugestão para o teu compromisso é criares uma imagem visual sobre o que ganhas ao alcançar o teu objectivo.
O que ganhas se conseguires lançar o teu projecto?
Quais são os valores que estão associados?
Reconhecimento pessoal e familiar?
Motivação?
Energia?

Queres perder 10kg? Qual é a sensação de olhar ao espelho com menos 10kg? Tens alguma imagem tua com esse peso? Imprime essa foto e coloca num espaço onde tens contacto diário (secretária/telemóvel, etc).

Só ganhas compromisso com o teu objectivo quando estiveres inteiramente focado do prazer de o alcançar.

Agenda a Tua Sessão de Coaching:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia
Telemóvel: 962595029


Comentários