A Tua Confiança Produz um Resultado




No Livro Confidence: How Winning Streaks and losing Streaks Begin and End (Confiança: como começam a Terminam as Séries de Vitórias e Derrotas), Rosabeth Moss Kanter diz:
"A Confiança está no cerne da civilização. Tudo numa economia, numa sociedade, numa organização ou numa equipa depende dela. Cada passo que damos. cada  investimento que fazemos se baseia no facto de sentirmos se podemos depender de nós próprios de de outros para alcançar o que foi prometido.  A confiança determina os nossos passos, a nível individual e colectivo. São pequenos e receosos ou grandes e arrojados".
Confiança excessiva numa pessoa ou grupo conduz à sobranceria. Se Tiger se fosse excessivamente confiante, sabotaria o seu sucesso futuro ao satisfazer-se apenas com os seus dotes mentais e técnicos. Não dedicaria tempo suficiente ao treino no tee e no green. Tornar-se-ia complacente com o seu treino físico. Subestimaria as capacidades dos seus adversários.  O mesmo se aplica aos negócios.
A falta de confiança é um problema igualmente mau porque pode levar à cobardia, Se Tiger não fosse suficientemente confiante, não correria os riscos calculados que resultam em troféus conquistados. Ir-se-ia abaixo nos momentos de maior dureza. Os seus adversários percebê-lo -iam  e aumentariam a intensidade do jogo. Os negócios com défice de confiança são demasiado tímidos para se moverem com o arrojo em tempos que mudam rapidamente. Mantêm-se nas suas pequenas zonas de conforto enquanto o mundo e a concorrência os ultrapassa.
A confiança é o combustível que alimenta o fenómeno da profecia de realização pessoal. As nossas vidas são apenas uma série constante de momentos "presentes". Cada "presente" afecta os momentos "presentes" futuros. Se acredita que algo acontecerá no momento presente, o espírito positivo assim gerado afectará os momentos "presentes" futuros e aumentará a probabilidade da sua ocorrência. O oposto também é verdade. O sucesso na vida ou nos negócios não é um acontecimento isolado. É um ciclo de sucesso continuado que ganha velocidade enquanto se afecta, tal como é demonstrado pelo diagrama seguinte:

Sente-se confiante - Age de Forma inspirada - Alcança o sucesso e assim sucessivamente.

Tiger sempre manifestou confiança nas suas habilidades. Os seus pais e a sua Equipa certificaram-se disso. Esta confiança levou-o a agir de forma inspirada, tanto na sua ética de treino como nas seus actos durante a competição. Esta acção inspirada (aliada ao seu talento natural) criara sucesso regular e avassalador. E esse sucesso gerou ainda mais confiança, que conduziu a mais acção inspirada, mais sucesso e mais... bom, percebem a ideia.


Resumindo: 
Tiger não fantasia vencer. Não sabe que vencerá. Mas espera a vitória. Precisa de três estaratégias para fundamentar esta afirmação?
(1) Tiger é o maior "terminador" de todos os tempos. Venceu trinta e sete dos quarenta torneios em  que estava empatado ou tinha vantagem no inicio da ronda final;
(2) Nas doze ocasiões em que Tiger liderou ou esteve empatado, depois de cinquenta e quatro buracos num grande torneio, acabou por vencer.
(3) O recorde de Tiger em Play-offs é de catorze vitórias e uma derrota. E mão esqueça que, nos play-offs, Tiger compete contra golfistas que jogam tão bem como ele nos setenta e dois buracos anteriores. Se acrescentarmos o facto de dois dos seus play-offs terem tido apenas dois participantes, obtemos uma probabilidade em 18 432 de isso acontecer por acaso. Um recorde de catorze vitórias e uma derrota não se obtém por acaso. Obtém-se quando se aplica a confiança e a perícia.

Comentários