O que te faz feliz? Exercício Prático





Já nas antigas gerações os indivíduos procuram entender o sentido da vida e fazem tudo e mais alguma coisa para tentarem entender de que se trata e porque nos encontramos aqui. Alguns viajam em busca de nova experiências e de expansão mental, e outros desejam o isolamento na esperança de que a introspecção os conduza às respostas que procuram.
Seja como for que escolhas explorar a tua existência, o mais importante é que escolhas explorá-la num todo.

"A curiosidade é umas das características permanentes e certas de um vigoroso intelecto."


Alguns inquéritos contemporâneos sugerem que as pessoas que vivem no mundo desenvolvido estão presentemente no pico da infelicidade e que a população em geral era mais feliz na década de 1950, quando, supostamente, a vida era mais simples. Se isto é verdade, as razões referidas para o porquê de as pessoas se sentirem mais infelizes do que nunca é o terem mais liberdade e mais opções que nunca, e que a pressão para maximizar essas oportunidades pode levar os indivíduos a debaterem-se com o que fazem e o que pensam que deveriam estar a fazer. Talvez tenham demasiadas opções?


A verdade é que hoje estamos mais equipados que nunca  para fazer mudanças na nossa vida. A população está em geral em melhor situação financeira e é mais instruída do que as anteriores gerações, e tem acesso a muito mais recursos e informação que ajudem a influenciar o seu desenvolvimento. O mundo move-se a passo rápido e isso pode acarretar as suas próprias pressões. O tempo é precioso, de modo que tomar decisões eficazes e rápidas é crucial. Para te ajudar a tomar decisões mais rápidas, e a tomar as decisões correctas ao longo da vida, há que primeiro ser claro 
quanto ao que te faz feliz.

A felicidades é por demais intangível mas sabes quando estás feliz e quando não estás feliz. A investigação e a experiência mostram que as pessoas colocam mais na vida, e obtêm mais dela, quando podem fazer coisas que lhes dão prazer e que as fazem felizes. Então, se conseguires perceber as coisas que realmente te fazem feliz quanto mais vezes as fizeres, mais felicidade tens na tua vida.

"Obtenha tanta felicidade quanto possível daquilo que faz e não protele ser feliz para data incerta no futuro."


Exercício:
Introspecção

Ao considerares o que te faz feliz, foca-te não só em gratificação instantânea mas também no que te faz feliz hoje. Considera igualmente comportamentos que tenham um impacto mais duradouro e experiências recorrentes no tempo que te façam feliz numa base regular.

Pensa no que te faz feliz com as seguintes perguntas: 
Quando foi que me senti verdadeiramente feliz pela última vez?
Onde estava eu?
O que fazia eu?
Com quem estava eu?
O que me faz feliz numa base regular?
Que actividades fazem o tempo voar para mim?

Pensa nos momentos que tenhas sentido felicidade, agora destaca as cinco principais coisas da tua vida que garantidamente te fazem feliz:


Agora que sabes o que te faz feliz, tens de te assegurar que fazes com regularidade essas actividades. Para cada uma das principais cinco coisas que te fazem feliz, regista quando é que vais fazer (dia, hora sozinha/acompanha)

Usa o teu diário ou agenda e planeia com precisão para te certificares que vais te comprometer com cada uma das cinco dentro dos próximos 14 dias.
Planeia uma altura especifica para cada compromisso.

Exemplo: Quinta-feira 2 Março (cinema/comédia - amigas)

Sábado 4 Março (Namorar beira mar)

Domingo 5 Março (Andar Bicicleta campo)


Agenda a tua sessão online de coaching
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemóvel: 962595029

A Tua Coach 
Flávia Orlls Gouveia








Comentários