Quantas vezes por Dia dizes "Não tenho tempo" - A arte de Procrastinar...



"O tempo é uma coisa criada, dizer: 'Não tenho tempo' é dizer 'Não quero'" 


Lao Tzu




Todos nós temos a mesma quantidade de tempo. Se insistes em afirmar não "tenho tempo" para fazer algo, então provavelmente não queres fazê-lo. Porque continuas a arrastar essas coisas?

Todos nós procrastinamos às vezes as razões porque o fazemos são infinitas. Mas o que acontece quando continuas procrastinando coisas importantes?

Reflecte: Que oportunidades já perdeste na tua vida porque andaste a prognosticar?




Assim como tens resultados que surgem da tua própria procrastinação também o sentimento de culpa ao longo do tempo vai crescendo cada vez que "moves" essa mesma tarefa para o "amanhã eu faço..." conheces aquele amanhã que nunca vai acontecer? Esse amanhã contribui muito para o teu insucesso.

Para a próxima vez que olhares para a tua lista de "pendentes" faz as seguintes perguntas:



1- "Eu realmente preciso fazer isso?"

Se a resposta for não, tira da tua lista de tarefas. Um casal amigo no passado domingo convidou-me para almoçar na casa deles, ainda não conhecia a casa nova e apresentaram-me. Quando chegamos ao quarto das arrumações disseram-me olha já sei que és coach e és toda dada à organização mas já pusemos na nossa lista de tarefas "arrumar o quarto dos arrumes, e chegamos à conclusão que depois de tanto adiar não era importante para nós. Deste modo desistimos da ideia de o arrumar.

2- "Eu não estou a fazer isso, porque eu não sei como fazer?" 

Se sim, então descobre o que precisas de saber para te mover para a "acção" encontra uma solução - um especialista na área, um amigo, um seminário, um livro, um site - para te dar as competências necessárias. 
Aqui vou dar o meu exemplo, ando a "adiar a realização do meu site a alguns meses, a semana passada reuni com a pessoa que vai fazê-lo uma vez que não tenho de todo competências para fazer sozinha.

3- "Eu não estou a fazer isso porque é uma coisa que eu odeio?" 

Se sim, de que maneira podes delegar essa tarefa? Caso faças parte de uma empresa e é uma tarefa fundamental na tua equipa como podes usar os recursos que existem para que seja concluída mas não por ti?



Desafio para o Fim de Semana:

Olha para a tua lista de tarefas pendentes e faz estas três perguntas e começa a "resolver tudo o que tens deixado para "amanhã". Porque o amanhã é muito tarde arranja soluções hoje, só assim podes ter resultados mais produtivos.

Contactos:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemovel: 962595029

Comentários