Liderança Interior: Para mudar a minha vida, eu tenho de mudar


O Primeiro passo para compreender, um objetivo ao qual todas as pessoas deviam aspirar, é a liderança interior.

A Liderança vai muito além do que este conceito significa no mundo do trabalho. A liderança prende-se com responsabilidade pessoal, autodescoberta e criação de valor no mundo através das pessoas em que nos tornamos. 
Demasiadas pessoas passam a vida a culpar as outras por tudo o que corre mal no seu dia-a-dia.

Culpamos os nossos cônjuges pela vida infeliz que levamos em casa; culpamos os nossos patrões pelos problemas que temos no emprego, culpamos desconhecidos na autoestrada por nos irritarem, culpamos os nossos pais por nos tratarem como criança. Culpa, Culpa, Culpa, Culpa... 
Mas culpar os outros não passa de uma autojustificação. Culpar os outros pela falta de qualidade da nossa vida é uma maneira de viver. No fundo, estamos a fazer-nos de vítimas.

A viver desta maneira, estamos basicamente a dizer que somos impotentes, incapazes de gerir a nossa vida. Estamos a dizer que, para a nossa vida mudar, o nosso cônjuge terá de mudar, ou o nosso patrão terá de mudar, ou os desconhecidos na autoestrada terão de mudar.
É uma maneira completamente impotente de viver. A única maneira de evoluímos é agirmos como líderes e assumindo a verdadeira liderança sobre a nossa vida. No instante em que olhares para o espelho e disseres para ti própria do mais fundo do teu coração: Para mudar a minha vida, eu tenho de mudar, é nesse instante que crescerás e transporás uma porta que te levará a uma vida melhor.


Texto: Robin Sharma

Comentários