A liderança Feminina na perspectiva de um Gestor

O melhor gestor, pensa como uma mulher



Um dos mais carismáticos professores de estratégia de Coimbra, repetia, com marcada ênfase, uma frase que marcou a minha vida – “o melhor gestor, é aquele que agir como um homem, mas pensar como uma mulher”. Statement forte, mas objectivo, define em poucas palavras a maior qualidade de cada um – o homem prático, pragmático, simples; a mulher cerebral, intuitiva e emocional. E aqui não se trata de nos dividir, mas de percebermos que, para sermos melhores, temos de desenvolver o outro lado que não nos é natural.
Por isso, a mulher profissional que mais  me impressiona é a que se impõe sem perder o seu lado feminino, a que sabendo marcar o seu saber fazer cheio de pragmatismo masculino, nunca deixa cair a elaboração do seu pensamento, a emoção do seu sexto sentido, até a beleza do seu olhar. E porque não do seu corpo – a sua sensualidade. Mistura explosiva, uma mulher que de cima dos seus saltos altos, e dos vestidos de decote que prende o olhar, consegue marcar, não pela imagem, mas pela inteligência e pela forma como fala. É arrebatador ficar encostado na cadeira durante uma reunião naquela dúvida, quase fragilidade: “não consigo saber o que mais admiro nesta mulher, se a beleza ou a inteligência..”… ou as duas!
 As grandes líderes das gerações anteriores – as versões “dama de ferro”-, sempre mostraram um forte lado masculino, austero, quase desprovido de beleza. Impressionavam por esse marcado rosto fechado, mas nunca foram uma ameaça ao status quo, pois eram apenas uma versão feminina do homem perfeito. Já as líderes do amanhã, serão aquelas que souberem marcar a sua capacidade de serem, primeiro que tudo, mulheres – e fazerem disso a sua vantagem competitiva. E aí sim, o status quo vai tremer, pois é bem mais difícil ser uma versão masculina da mulher perfeita..
As 5 dissonâncias da profissional feminina:
  • a decisora pragmática, mas que usa a emoção como estratégia
  • a mulher sensual, mas que marca ainda mais pela sua inteligência
  • a chefe da empresa, mas que também é a dona de casa multi-task
  • a gestora implacável, mas que também é a mãe carinhosa
  • a líder decidida, mas que também sabe entregar-se frágil, na sua intimidade
…. é que é preciso ser muito homem, para ser a versão masculina disto tudo!!!
 Fonte: http://mulhermusa.com/o-melhor-gestor-pensa-como-uma-mulher/

Comentários