Aumenta a Tua Produtividade - Parte 2

É possível terminares o teu dia com a total satisfação ao invés de encontrares vários projectos em cima da mesa inacabados.
Se não gostas da forma como terminas o teu dia está na hora de mudares. A maioria de nós não é tão produtivo como gostaríamos, por diversos motivos:
- Maus hábitos que interferem com a nossa produtividade no local de trabalho;
- Somos reactivos e não proa-activos e passamos muito dos nosso dia de trabalho a apagar incêndios.

Substituir maus hábitos e padrões reactivos por bons hábitos que nos tornam pro-activos requer diariamente disciplina e rigor.

Consulta publicação anterior (Aumenta a tua produtividade - Parte 1)

 4- Reduz a lista de tarefas
Quantos itens tens na tua lista de tarefas? 8? 28?
A sensação de satisfação normalmente acontece quando está tudo feito. No livro de Walter Issaacson relata sobre e insistência de Jobs reduzir a apple apenas a 4 computadores em prole do sucesso da empresa.
O mesmo autor refere que Jobs construía lista de tarefas para criar foco.
Para aumentar a produtividade é fundamental usares o teu foco, deste modo quanto mais reduzidas forem as tuas opções maiores são as possibilidades de te concentrares apenas numa tarefa.

Olha para a tua lista pergunta quais são as tarefas mais importantes nesta lista?
Quantas destas tarefas importantes posso de forma realista hoje ou consigo amanhã fazer progressos significativos?




5- Delega tarefas
Para muitos lideres delegar é um desafio muito grande ou seja, acumulam imenso trabalho.
Numa sessão de coaching, numa análise das tarefas que o meu cliente tinha de fazer, foi possível verificar que de facto existiam muitas tarefas que podiam ser realizados pelos seus colaboradores. Ao questioná-lo sobre essa possibilidade, referiu:
"Flávia vou perder tempo a explicar e depois a corrigir porque não fazem como eu quero".
A pergunta é se ele nunca permitir que outras pessoas façam, acaba por não lhes dar possibilidades de tentar e aperfeiçoar a longo prazo.
É compreensível quando temos experiência sobre uma área gostamos de fazer com excelência. Mas a sub-carga de trabalho normalmente encaminha assuntos importantes para assuntos pendentes porque não delegamos.
Quando delegas de forma correcta consegues concentrar a tua energia em assuntos que são importantes para ti.

6- Elimina distracções
Existe uma serie de distracções (Físicas ou virtuais)
Desliga as notificações dos emails, ou até mesmo os dados moveis do telemóvel quando precisas 100% da tua concentração. No meu ebook: "Procura Criativa de Emprego" abordo a história de um antigo cliente que durante a sua procura de emprego na fase inicial passava horas na televisão a ver repetições de jogos de futebol. Se trabalhas em casa, estás a uma distância muito curta da cama, sófa, cozinha, varanda, televisão, etc.
Tenho um cliente que enviou-me uma mensagem que estava em choque com o número de horas que passava no Facebook a "navegar".
Usa as redes sociais mas tem consciência do tempo que deves parar.

Agenda a tua sessão:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia

Comentários